Facebook

27 de maio de 2011

Entrevista da Deputada Distrital Liliane Roriz(PRTB) para os Portais Planaltina e Sobradinho

21.999 Votos – A que ou a quem a Senhora atribui o grande sucesso nas urnas? O sobrenome Roriz ainda permanece forte?

Na campanha, quando andava pelas ruas, sentia como o trabalho do meu pai, o ex-governador Roriz, ainda é reconhecido. Sempre trabalhei os meu projetos, mas sem dúvida o meu sobrenome pesou muito. Não acho isso ruim, não. Pelo contrário: acredito que eu sou uma voz para lutar pelas pessoas que não concordam com o jeito Agnelo de governar. Fui eleita também por essas pessoas e tenho feito de tudo para honrar essa quantidade de votos que eu tive nas últimas eleições.

Administradora de empresas, jornalista, apresentadora de TV... Com tantas qualificações e conquistas, por que quis ser Deputada Distrital? Pretende ser Governadora do DF?

Vivo política desde que nasci. Apesar de ter atuado em tantas áreas, todos sabem que sempre quis ingressar oficialmente, mas nem por isso atropelei os acontecimentos. Tudo aconteceu no momento certo, principalmente agora que alcancei a minha maturidade política e certa independência, já que minha filha completou 18 anos e não depende tanto de mim. Posso viver exclusivamente para a minha vida política agora. E acredito que em política você precisa desse tempo integral. Sobre o futuro, só mesmo o tempo dirá.

Como está acompanhando o caso Jaqueline Roriz como Deputada e como irmã?

Desde que o escândalo saiu, por mais que tenha sido muito difícil para mim, enfrentei o problema de frente e pedi para que as investigações ocorressem de forma imparcial. Quando eu e ela decidimos entrar para a vida pública, sabíamos que a nossa vida se tornaria pública. Não pude deixar que meus sentimentos fraternais ficassem acima da minha responsabilidade como pessoa pública, como deputada distrital. Agora não posso permitir que façam da deputada federal Jaqueline um bode expiatório. Se um for punido, todos os casos têm de ser: dos amigos e dos inimigos, com total isenção.

Quais ações e projetos a Senhora tem que beneficiam a Região Norte do DF em especial Planaltina e Sobradinho?

Sempre fui muito ligada à área rural e defendo investimentos do governo para incentivar a nossa produção. Apesar disso, não tenho visto muito interesse do GDF nessa área. Também defendo a regularização definitiva dos condomínios e parcelamentos de terra. Já chegamos a um momento que não dá mais para recuar. Os cidadãos de bem precisam ter o documento definitivo de suas casas. Já não pagam o IPTU? Então o governo já reconhece a propriedade. Se reconhece, cadê a documentação?

Bloco de perguntas vindas do Twitter e Facebook

Pergunta do Blogueiro Eldo Gomes do Blog Acontece Brasília - O que você faz para valorizar a cultura da nossa capital federal?

Quando assumi o meu mandato, um dos primeiros projetos que protocolei foi o de transformar as dependências da nova sede da Câmara Legislativa em espaços culturais para divulgar a arte do Distrito Federal. É um espaço bonito, acessível e que daria a chance de muitos artistas talentosos do DF conseguirem expor sua arte, sem custos, e de forma que muitas pessoas possam apreciar e, talvez, até adquirir uma peça.  Muitas vezes o artista se desmotiva e perdemos um talento pela falta de incentivo. Foi pensando nisso que idealizei este projeto: dar a chance para os artistas de todas as cidades do DF. Esse é apenas o primeiro dos vários passos que vamos dar para incentivar a nossa cultura local.

Pergunta vinda do Facebook pela Isabel Barcelos - A Senhora tem orgulho de ser filha do Ex-Governador Joaquim Roriz e Irmã da Deputada Federal Jaqueline Roriz?

Tenho muito orgulho de ser filha de Joaquim Roriz, da família Roriz como um todo. Como acontece em vários casos, há quem goste dele e há quem não goste. Mas eu posso garantir uma coisa: ele fez muita coisa boa para pessoas, principalmente aquelas que são lembradas pelos governantes do PT. Ter uma casa, uma perspectiva de vida, não tem preço. Quem anda pelas hoje cidades, mas que ontem eram assentamentos, sabe do que estou falando. Ter aprendido com ele a olhar e respeitar o próximo é a melhor herança que posso ter recebido.

Pergunta vinda do Twitter @Chapolin_D - Foi com o PT que a Senhora aprendeu a fazer uma oposição tão aguerrida?

Não faço oposição aguerrida. Pelo contrário, tenho sido muito responsável e coerente em meus posicionamentos. Diferente do PT, que sempre coloca a crítica em primeiro lugar, independente do interesse da população. Duvido muito que se o atual governo tivesse uma oposição como o ex-governador Roriz teve, ele sairia do lugar. E olha que mesmo com 20 distritais na base o governo Agnelo não anda...

Qual é a importância das redes sociais como complemento de um trabalho parlamentar?

É muito importante você ter um canal de acesso aos eleitores e à comunidade do Distrito Federal. Às vezes, pessoalmente, a assessoria barra, o telefone não atende, uma reunião em cima da hora acaba atrapalhando um encontro agendado com alguém. Com as redes sociais, não. Tudo é imediato, independente onde você esteja.  Tenho ouvido muitas sugestões interessantes pelo Twitter e  Facebook. Se bem usadas, são ferramentas muito úteis.

Quanto tempo a senhora reserva para as redes sociais? A Senhora mesmo o responde ou são seus assessores?

Fico com o meu celular ligado o tempo inteiro. Quando recebo uma mensagem, se eu estou disponível, logo leio e às vezes respondo imediatamente. Confesso que tenho mais afinidade com o Twitter, que eu pessoalmente respondo. Quando não posso, peço para algum assessor responder. Não gosto e não acho educado ficar em compromissos oficiais, participando de debates e reuniões e, ao mesmo tempo, digitando ao telefone. Nessas horas, eu peço para alguém acompanhar o Twitter para mim. Se for algo muito urgente, como já aconteceu, eu gosto de ficar sabendo.

As redes sociais têm sido o ponto de partida e palco para mobilizações, manifestações e outros movimentos de grupos, sindicatos e liderança comunitária. Festivais, encontros e diversos tipos de eventos adotam esse tema. Qual sua avaliação sobre essa nova ferramenta de comunicação que tem tomado espaço dos jornais impresso e da televisão?

Como eu disse, tenho aprendido muito com as redes sociais. Mas como em qualquer lugar, você precisa tirar o proveito do que é bom e esquecer-se do que não presta. Muita gente se aproveita dessas redes de forma equivocada. Mas, sem dúvida, é um canal muito mais interativo com a população. Ficamos sabendo em tempo real o que todos pensam sobre determinado assunto e até as notícias chegam até nós em primeira mão. Eu gosto muito.

Em agosto deste ano o Portal Planaltina pretende realizar o primeiro encontro de blogueiros na cidade, além de muita música e diversão os internautas poderão participar presencialmente e virtualmente do evento. Palestras com temas como, meio ambiente, cultura e esporte serão debatidos no decorrer de todo evento. Como a Senhora avalia e com que freqüência tem participado de eventos como esse?

Ainda não tive a oportunidade de participar de um evento assim. Acho que pode ser uma experiência bastante interessante. Se o convite chegar, ficarei muito feliz se eu puder comparecer. Deve ser uma metodologia bem diferente e acho que vou gostar.

O Portal Planaltina é o site comunitário de utilidade pública que há mais tempo mostra seu trabalho na cidade de Planaltina DF, apoiando ONGs, promoters, talentos da cidade, o comércio local, levando notícias e entretenimento por mais de quatro anos. Tanto sucesso possibilitou a criação do novato Portal Sobradinho. Que mensagem a Senhora manda para equipe do Portal Planaltina, composta por mais de 70 pessoas? Tem alguma sugestão ou crítica para o melhor desempenho do site que procura inovar a cada dia?

Acredito que quando um grupo de pessoas decide criar um canal para que as informações cheguem à comunidade, significa que ainda existe na nossa população a esperança de que a verdade seja dita. Acredito muito no jornalismo comunitário como alternativa de isenção e como meio exigir benefícios para a sua cidade. Sou jornalista, conheço o sistema editorial e posso dizer que hoje em dia um portal novo acaba tendo mais compromisso com a verdade dos fatos do que muitos veículos antigos, que se prestam apenas a defender os interesses de grupos políticos que estão no poder. Não são todos, mas quem acompanha a mídia local sabe bem do que estou falando. Parabéns pela iniciativa, pela coragem e contem sempre comigo! 

Nenhum comentário: